Detalhes Curso Técnico em Segurança do Trabalho


SOBRE

O curso de Segurança do Trabalho visa preparar o profissional para desenvolver análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Adotando medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho. Após a conclusão do Curso, o Técnico em Segurança no Trabalho terá condições de atuar no âmbito das empresas públicas e privadas que admitem trabalhadores como empregados, bem como em empresas e instituições que buscam desenvolver Programas de Gestão de Riscos no Trabalho. Desenvolve suas atividades com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e integridade física, mental e psicossocial do trabalhador. Durante o curso é propiciado vivências reais dos procedimentos tomados pela profissão, que se dá com as visitas técnicas aos logradouros onde o exercício da profissão é encontrado.

REQUISITOS

PROPOSTA CURRICULAR

O Curso Técnico de Segurança do Trabalho será desenvolvido em três etapas, totalizando carga horária de 1200h conforme estabelecido pela legislação vigente. A duração do Curso será de três semestres subsequentes, totalizando um ano e sete meses, permitindo uma permanente atualização do currículo de acordo com as transformações que vão se processando no mercado de trabalho. Ao término das três módulos (1200 h) e após a conclusão do estágio curricular obrigatório de 300 h totalizando uma carga horária de 1.500 h; será conferido ao aluno que obtiver aproveitamento satisfatório o diploma de Técnico em Segurança do Trabalho.

METODOLOGIA

Nossa metodologia alia teoria e prática e é aplicado para todos os estudantes dos cursos técnicos do Instituto, motivando o aluno a desenvolver soluções e práticas nos processos de saúde, envolvendo relações interpessoais criando soluções dentro da realidade onde se encontra. Com isso, ele aprende a expandir projetos, de forma estruturada, no mundo real, desenvolvendo as competências e habilidades necessárias à profissão.

DISCIPLINAS

MÓDULO I

  1. 1. Redação Técnica
  2. 2. Noções de Metodologia
  3. 3. Introdução a Segurança do Trabalho
  4. 4. Psicologia Geral
  5. 5. Informática Aplicada
  6. 6. Organização do Processo de Trabalho
  7. 7. Desenho Técnico
  8. 8. Interpretação de Projetos e Recursos Audiovisuais
  9. 9. Organização de Canteiros de Obras

MÓDULO II

  1. 1. Ergonomia
  2. 2. Proteção e Combate a Sinistro
  3. 3. Segurança Industrial
  4. 4. Princípios da Tecnologia Industrial
  5. 5. Primeiros Socorros
  6. 6. Higiene do Trabalho
  7. 7. Saúde Ocupacional
  8. 8. Estatística

MÓDULO III

  1. 1. Controle de Perdas
  2. 2. Gestão do Meio Ambiente
  3. 3. Gestão e Sistema de Qualidade
  4. 4. Direito Aplicado ao Trabalho
  5. 5. Segurança na Construção Civil
  6. 6. Segurança no Transito
matricule-se já neste curso!