Detalhes Curso Técnico em Informática


SOBRE

OBJETIVOS GERAL: O curso técnico em informática visa capacitar jovens egressos do ensino médio, através de conhecimentos técnicos práticos e teóricos, no que há de mais atual em tecnologias e ferramentas diversas na área de Sistemas de Informação, para que possam estar preparados para atuar nos diversos setores dos ambientes informatizados (corporativos ou não), atendendo assim a demanda de Belém e região. ESPECÍFICOS: O Curso Técnico em Informática apresenta soluções e suporte técnico em atividades diversas na área, tais como: uso e operação de computadores (Sistemas operacionais, editores de textos, planilhas, programas de apresentação e ferramentas para internet, etc), manutenção e montagem de computadores e seus componentes e periféricos integrados, Administraçaõ e Gerencia de TI, implantação e administração de redes de computadores e seus serviços, desenvolvedores de sistemas, inclusive para a internet, como web sites aplicativos para Internet, implantação e suporte de sistemas comerciais ou corporativos e ou consultorias técnicas; assim como, estar apto a absorver as mudanças e os avanços tecnológicos na área, acompanhando as tendências e o processo de assimilação de novas ferramentas, para que possam estar sempre em sintonia com os novos cenários e soluções técnicas atualizadas no mercado; podendo assim sempre apresentar soluções técnicas de qualidade e de acordo com as reais necessidades do mercado local.

REQUISITOS

Para ingressar no curso Técnico em Informática, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes requisitos: 1. Estar cursando o segundo ano do ensino médio ou já ter concluído o ensino médio; sendo que a terminalidade do curso está condicionada à conclusão e comprovação do ensino médio; 2. Ter idade mínima 16 anos; 3. Apresentar no ato da matrícula documentos comprobatórios de escolaridade; 4. Apresentar no ato da matrícula documentos de identificação acompanhados de cópias, tais como: a: Duas fotos 3x4; b:Carteira de Identidade;c: CPF;d: Comprovante de endereço atualizado.

PROPOSTA CURRICULAR

O curso deverá ser realizado em 15 meses, estando dividido em 03 módulos, com carga horária total de 1.200 horas, com itinerários práticos e teóricos voltados para a habilitação do profissional de nível técnico na área de informática, com ênfase nas áreas de Operação e Manutenção de Sistemas de Informação, Implantação, Operação e Administração de Redes de Computadores, soluções em Desenvolvimento de Sistemas para Internet e Aplicações Web, etc. As diferentes áreas do conhecimento e experiência ou os distintos componentes curriculares devem entrelaçar-se, completar-se e reforçar-se mutuamente para propiciar este trabalho de construção e reconstrução do conhecimento da sociedade, do sistema econômico, dos sistemas de comunicação, da tecnologia, do mundo estético, dos valores, das atitudes etc. À medida que os alunos se sentirem comprometidos com a aprendizagem, prestarão mais atenção, esforçar-se-ão mais com aquilo que têm de fazer e assim desenvolverão habilidades e adquirirão conhecimentos que lhes permitirão viver melhor. Assim estruturados, os módulos constituirão bases para um novo aprender, em situações novas; para compreender o conhecimento anteriormente assimilado, contextualizando-o em novas situações de aprendizagem; de executá-lo na prática e ainda possibilitando criar soluções originais para os constantes problemas que surgirão ao longo do processo. A estrutura curricular foi elaborada e atualizada a partir do estudo da área de Sistemas da Informação e do seu campo de atuação, levando em conta as características e necessidades do mercado local, bem como considerando o perfil de atuação do profissional da área de Sistemas de Informação em nível técnico. A estruturação da matriz tem por base as competências e habilidades necessárias às atividades diversas desta área, visando a atender os diversos setores do mercado de trabalho local e que necessitem de um profissional da área. Compreende atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, ava

METODOLOGIA

n/a

DISCIPLINAS

MÓDULO I

  1. 1. n/a
matricule-se já neste curso!